1 - Parte Teórica:
a) Cadeia de Sobrevivência
b) Equipamento de ressuscitação
c) ABC de ressuscitação
2 - Parte Prática:
a) Algoritmo Suporte Básico de Vida no Adulto: Desobstrução da via aérea e PCR em situações de excepção
b) Algoritmo Suporte Básico de Vida na Criança: Desobstrução da via aérea e PCR em situações de excepção
c) Bancas Práticas
FUNDAMENTAÇÃO
A Paragem Cardio – Respiratória (PCR) pode ocorrer no contexto de problemas primários da via aérea, problemas respiratórios ou ainda associada à doença Cardio – Vascular. A maioria das patologias que envolvem risco de vida, acaba por resultar em compromisso respiratório e/ou Cardio – Vascular e em consequência associam-se a risco de paragem cardio – respiratória.
A mortalidade após PCR é elevada, podendo no entanto ser diminuída se actuação for atempada. Em situações limite, como a PCR ou iminência de PCR, a vítima está integralmente dependente de ajuda de testemunha de um incidente desta natureza, sendo por isso necessário que todos os intervenientes dos elos da cadeia de sobrevivência estejam suficientemente treinados para a porem em prática, seja em contexto hospitalar ou de comunidade.
Reconhecemos existir ainda um défice a nível de formação em suporte básico de vida dos enfermeiros, pelo que propomos a demonstração de um conjunto de procedimentos e atitudes que têm por objectivo reconhecer as situações em que há perigo de vida iminente, pedir ajuda quando justificado e iniciar as intervenções que permitem manter a circulação e a oxigenação dos órgãos nobres até à chegada de ajuda especializada.