Criar um Site Grátis Fantástico
Sindicato dos Enfermeiros : Formação 2008

Clicar aqui para outras informações
Total de visitas: 22071
Ergonomia Aplicada à Reabilitação Funcional





DESTINATÁRIOS: Enfermeiros

LOCAL: Porto – Centro de Formação

DATAS: 7, 14, 21 e 28 de Novembro e 5 de Dezembro

HORÁRIO: 16h-20h

CARGA HORÁRIA: 20 horas

FORMADORES: a definir

PREÇO: Sócios: 50€ | Não-Sócios: 85€





FUNDAMENTAÇÃO


Ergonomia é antes de mais nada uma atitude profissional que se agrega a uma prática de uma profissão definida. Neste contexto é possível falar de um Engenheiro Ergonomista, de um Enfermeiro Ergonomista, de um Psicólogo Ergonomista, de um Médico Ergonomista, de um Designer Ergonomista e assim por diante. Esta atitude profissional advém da própria definição introduzida pela ABERGO, 2000: A Ergonomia objectiva modificar os sistemas de trabalho ou outros para adequar a actividade nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vista ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro. Neste sentido podemos falar apenas no aspecto da Ergonomia como uma tecnologia, porém ela é também uma Ciência dado que para além do aspecto aplicativo ela dedica-se igualmente ao estudo das relações entre o Homem e a sua ocupação (trabalho, contexto de saúde, limitações do utilizador, actividades domésticas, de lazer e tempos livres) procurando contribuir para a melhoria da saúde individual através da prevenção e do aumento da eficiência dos sistemas.
Na prática a Ergonomia faz o diagnóstico dos problemas, avalia as alternativas e recomenda as soluções que melhor se adaptem ao Homem sendo por isso uma tecnologia de realização de interfaces entre as pessoas e os sistemas, isto é, estabelece uma relação de adequação entre os aspectos humanos presentes na actividade de trabalho (ou outras como é disso exemplo o campo da saúde) e os demais componentes dos sistemas de produção: tecnologia física, meio ambiente, softwares, conteúdo do trabalho e organização. Qualquer forma de interacção entre o componente humano e os demais componentes do sistema de trabalho ou outros constituir-se-á numa interface que poderá ser boa ou má.
As interfaces adequadas atenderão de uma forma conjunta, integrada e coerente aos critérios de conforto, eficiência e segurança.


PROGRAMA


1 - O que é a Ergonomia: formação histórica e evolução da Ergonomia.
2 - Campo da Ergonomia contemporâneo.
3 - Foco e critérios da Ergonomia
4 - Antropometria: as dimensões humanas e sua aplicação na Ergonomia
5 - Movimentação Manual de Carga; uma questão para a Ergonomia
6 - Promoção e prevenção em contexto de Saúde Ocupacional nos Enfermeiros
7 - Diplomas legais e o contexto da pessoa portadora de deficiência ou handicap;
8 - Processos adaptativos na pessoa portadora de deficiência funcional (motora ou cognitiva) e o contributo da Ergonomia;
9 - Simulação de casos concretos e soluções para adaptação do ambiente circundante

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional